A Pérez-Llorca anunciou hoje a sua intenção de abrir um escritório em Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos, em 2026, no Abu Dhabi Global Market (ADGM), um dos principais centros financeiros internacionais da região.
A decisão insere-se na estratégia internacional da sociedade e responde a uma evolução estrutural dos fluxos globais de capital. Investidores institucionais e privados sediados no Golfo têm vindo a assumir um papel cada vez mais relevante no financiamento e aquisição de ativos em jurisdições como a Península Ibérica, a América Latina e os países africanos de língua portuguesa.
Este novo escritório da Pérez-Llorca em Abu Dhabi será dirigido por Gonçalo Capela Godinho, atual Country Chair do escritório de Lisboa. Com um perfil marcadamente internacional e uma vasta experiência na assessoria a clientes em operações complexas e transfronteiriças, Capela Godinho liderará a implantação e impulsionará o desenvolvimento de relações institucionais e comerciais na região. Juntamente com Gonçalo Capela Godinho, deverão mudar-se inicialmente dois associados da Pérez-Llorca.
Com a partida de Capela Godinho para Abu Dhabi, o escritório de Lisboa passará a ser dirigido por Carlos Vaz de Almeida, que exercerá as funções de Managing Partner, ao passo que Inês Arruda e Adolfo Mesquita Nunes serão Country Co-chairs.
Abu Dhabi: centro estratégico internacional de investimentos
O futuro escritório de Abu Dhabi da Pérez-Llorca será concebido como uma plataforma de relacionamento, originação e execução de operações, vocacionada para apoiar investidores do Golfo em projetos de investimento outbound, trabalhando em estreita articulação com as equipas da Pérez-Llorca em Espanha, Portugal, México, Colômbia — bem como com a prática de África lusófona coordenada a partir de Lisboa.
A presença em Abu Dhabi não tem como objetivo o desenvolvimento da prática de direito local no Médio Oriente. Pelo contrário, pretende reforçar a proximidade da sociedade às fontes de capital internacionais que investem nos mercados onde a Pérez-Llorca dispõe de capacidade efetiva de execução de direito local, garantindo uma abordagem integrada, rigorosa e com elevado grau de controlo da execução jurídica.
Segundo Gonçalo Capela Godinho, sócio da Pérez-Llorca que liderará o projeto, “a abertura de um escritório em Abu Dhabi permite-nos estar mais próximos de investidores que têm vindo a desempenhar um papel crescente em operações na Península Ibérica, na América Latina e na África lusófona. Trata-se de um passo coerente com a nossa estratégia de crescimento disciplinado e com a nossa vocação para assessorar operações transfronteiriças complexas, combinando proximidade ao cliente com execução jurídica direta nas jurisdições relevantes”.
O escritório de Abu Dhabi trabalhará de forma integrada com as restantes presenças internacionais da Pérez-Llorca, incluindo Londres, Nova Iorque, Bruxelas e Singapura, reforçando o posicionamento da sociedade como parceiro jurídico de referência em investimentos internacionais que exigem profundidade local, coordenação internacional e uma gestão próxima da relação com o cliente.
Portugal: consolidação do projeto ibérico e impulso internacional
Em paralelo, a Pérez-Llorca reafirma o seu compromisso com Portugal, onde o projeto registou, em apenas dois anos, um crescimento muito acentuado, acima das expectativas. Com efeito, o escritório de Lisboa conheceu uma expansão muito significativa, tanto em termos financeiros como de headcount, alcançando uma implantação sólida no mercado jurídico português.
Atualmente, o escritório conta com mais de 60 profissionais e 14 sócios, com equipas multidisciplinares que cobrem todas as áreas e setores relevantes.
Mantendo a ambição de crescimento que caracteriza a Pérez-Llorca e a sua vocação internacional, o escritório entra agora numa nova fase de consolidação. Esta etapa pressupõe uma estrutura de governance ajustada à dimensão já alcançada e às exigências de um projeto com uma forte projeção ibérica e internacional, similar ao que a Pérez-Llorca fez noutras jurisdições.
Nesse contexto, foi definida uma nova estrutura em Lisboa, assente num Managing Partner, com funções executivas, e em dois Country Co-chairs. Carlos Vaz de Almeida assumirá as funções de Managing Partner do escritório. Por seu turno, Inês Arruda e Adolfo Mesquita Nunes exercerão as funções de Country Co-chairs.
“Agradecemos imenso ao Gonçalo pelo seu trabalho ao longo destes anos em Lisboa, que dá lugar na gestão deste escritório a três grandes profissionais. Consideramos que esta nova estrutura reforça a aposta do escritório em Portugal como um projeto estratégico de longo prazo e reflete a nossa vontade de continuar a impulsionar um crescimento sustentável, apoiado em equipas consolidadas e numa sólida excelência técnica”, afirmou Pedro Pérez-Llorca, Sócio Diretor da Pérez-Llorca.
“Com grande ambição e visão, o Gonçalo Capela Godinho, em conjunto com a equipa de gestão em Espanha, foi capaz de construir, em pouco tempo, uma equipa ímpar de profissionais, criteriosamente selecionados, que permitiu ao projeto em Portugal atingir o nível de maturidade e implantação que hoje apresenta. O escritório só pode ficar-lhe grato, sobretudo num momento em que passa a assumir um desafio igualmente relevante no contexto da estratégia de internacionalização da Pérez-Llorca. Agradeço à equipa de gestão a confiança depositada e encaro esta nomeação com igual medida de responsabilidade e entusiasmo, num momento particularmente relevante para o projeto e para as ambições e elevados standards da firma”, afirmou Carlos Vaz de Almeida, Managing Partner do escritório de Lisboa da Pérez-Llorca.
Estratégia internacional: crescimento sustentado e presença em centros de decisão globais
A intenção de abrir um escritório em Abu Dhabi está enquadrada no plano de expansão internacional da Pérez-Llorca, orientado para reforçar a sua presença em centros estratégicos e consolidar a sua capacidade de acompanhar clientes e investidores em operações globais.
Esta iniciativa responde à necessidade de completar a cobertura do escritório numa região com uma influência crescente nos fluxos mundiais de investimento e com um papel central na tomada de decisões financeiras internacionais.
A trajetória internacional da Pérez-Llorca começou em 2015 com a abertura dos escritórios de Londres e Nova Iorque, continuou com Bruxelas e consolidou-se com Singapura, cobrindo assim as capitais financeiras das três grandes regiões de desenvolvimento económico mundial e a capital regulatória europeia. Esta estratégia foi concluída quando, em 2024, a Pérez-Llorca entrou no mercado jurídico mexicano e, em 2025, no colombiano, tornando-se assim uma firma líder ibero-americana de primeiro nível.
“Estamos muito orgulhosos de tudo o que estamos a construir a nível internacional. Estamos a avançar mais rapidamente do que esperávamos na nossa estratégia e isso impulsiona-nos a continuar a crescer no nosso projeto internacional para continuar a acompanhar os nossos clientes nas suas operações, litígios e questões regulatórias, mas também o nosso talento para que se possa desenvolver num ambiente internacional”, afirmou Iván Delgado, Sócio Executivo Internacional da Pérez-Llorca.